Nossa História

O Colégio Camões surgiu como reflexo dos anseios de pais e pessoas que desejam para seus filhos uma educação de qualidade, atualizada, a qual permita a suas gerações as condições de compreender os movimentos sociais.

Os pais fundaram a Cooperativa Educacional de Santa. Cruz do Rio Pardo, mantenedora do Colégio Camões, entidade não governamental, sem fins lucrativos.

Nossos rumos e avanços posicionam o Colégio como uma instituição de vanguarda. Essa visão de futuro possibilita adoção de metodologias operacionalizadas por meio de processos inovadores.

Os cooperados participam de maneira afetiva e compartilham das atividades do colégio com muita alegria principalmente nos encontros festivos.

Todos acreditam que educar é compartilhar experiências e contribuir para construção de um mundo melhor. Em nossa escola procuramos desenvolver a melhor formação do aluno com carinho e atenção de nossos professores e funcionários, respeitando a individualidade de cada um.

No inicio éramos apenas 53 associados. Começamos com o Ensino Fundamental, 1ª a 4ª série, no ano de 2000. Hoje funciona o Ensino fundamental completo e o Ensino Médio, em prédio próprio.

O colégio é associado ao Programa Educacional Pueri Domus Escola Associadas que tem a tradição de mais de 30 anos no campo educacional e referencia em educação de qualidade.

Nosso Nome

Você sabe por que nossa escola tem esse nome, Colégio Camões?

Trata-se de uma homenagem a esse ilustre poeta português e, ao mesmo tempo uma forma de simbolizar a filosofia da escola: humanizadora. Luís Vaz de Camões viveu no século XVI e sua vida pessoal ainda é um grande enigma para os historiógrafos. Sua condição de fidalgo pobre e desprotegido e sua vida desassossegada e aventurosa o obrigavam a seguir a carreira das armas: combateu em Marrocos, onde perdeu um olho.
Mas sua biografia se torna menos importante quando voltamos nossa atenção para sua obra. Só para você ter uma idéia da importância desse artista, um importante pensador chamado August Wilhelm Schlegel, disse que Camões, por si só vale uma literatura inteira. Ele deu uma nova dicção à língua que falamos hoje, construindo versos capazes de expressar homens de todos os tempos...

"Manda me amor que cante o que a alma sente"

Rua José Antonio Ramos, 165, Vila Joaquim Paulino

Santa Cruz do Rio Pardo - SP | 18900-000